24/04/2007

Atuação da Tecnologia Assistiva

Segundo a CIF - Classificação Internacional de Funcionalidade, quando algo tem o objetivo de melhorar a "funcionalidade", entende-se que a intervenção será biopsicosocial, e queintervirá em:

  • funções estruturais do corpo - deficiência;
  • atividades e participação - limitações de atividade e participação;
  • fatorescontextuais - ambientais e pessoais.

Para deixar claro a relação e diferenças entre incapacidade e a funcionalidade, surgiram os chamados "modelos conceituais":

  • Modelo Médico: Considera a incapacidade como um problema da pessoa, causado diretamente por uma doença, trauma ou outro problema de saúde, que requer assistência médica sob a forma de tratamento individual por profissionais. O objetivo é a cura ou a adaptação do indivíduo e mudança de comportamento. Envolve diretamente a política de saúde do país.
  • Modelo Social: O modelo social de incapacidade considera a incapacidade como um problema criado pela sociedade e, basicamente, como uma questão de integração plena do indivíduo na sociedade, não sendo um atributo de um indivíduo, mas sim um conjunto complexo de condições, muitas das quais criadas pelo ambiente social. A solução do problema requer uma ação social e é da responsabilidade coletiva da sociedade fazer as modificações ambientais necessárias para a participação plena das pessoas com incapacidades em todas as áreas da vida social. Portanto, é uma questão atitudinal ou ideológica que requer mudanças sociais que, a nível político, se transformam numa questão de direitos humanos. De acordo com este modelo, a incapacidade é uma questão política.
  • Abordagem Biopsicosocial: A CIF baseia-se numa integração desses dois modelos opostos. Para se obter a integração das várias perspectivas de funcionalidade é utilizada uma abordagem "biopsicossocial". Assim, a CIF tenta chegar a uma síntese que ofereça uma visão coerente das diferentes perspectivas de saúde: biológica, individual e social.

Nenhum comentário: